Hepatites Virais e Normas de Biossegurança

Hepatites Virais e Normas de Biossegurança

Páginas: 97
Editora:Atheneu
Categoria:Beleza

Grátis para assinantes

Assine agora
Hepatites Virais e Normas de Biossegurança para Profissionais da Beleza e Saúde é livro que desvenda o ainda obscuro universo da transmissão de hepatites, quando da atuação de manicures e pedicures em salões de belezas e podólogos.

Pode-se dizer que este trabalho teve início numa pesquisa de campo com o auxílio do Instituto Datafolha, que sorteou os pontos do Município de São Paulo representativos para o universo estudado.

Os resultados foram alarmantes. O universo, estimado em 200.00 pessoas, a maior parte constituída de amadores, de atuação típica de ''finais de semana'', apresentava o mais absoluto desconhecimento dos mínimos cuidados de biossegurança. Esse desconhecimento estendia-se aos cursos profissionalizantes, também ignorantes sobre o risco da infecção viral quando da ocorrência de quase invisíveis ferimentos na pele, produzidos pelo profissional ou prático, ao manipular mãos e pés.

Restou a comprovação dos seus efeitos, o que ocorreu pelo estudo soro-epidemiológico.
Eis, ai, o propósito do presente trabalho: orientar os profissionais que utilizam material cortante e perfurante de uso coletivo sobre o melhor modo de evitar a contaminação.

Seu público-leitor está formado por Gestores de Saúde, Vigilantes Sanitários, Estudantes e Profissionais de atuação em salões de beleza e, sobretudo, a população em geral, imprudentemente exposta à contaminação pelas hepatites virais em salões de beleza.